quarta-feira, 4 de março de 2009

HORA DO PLANETA. PARTICIPAR É MUITO IMPORTANTE



Dia 28 de março, às 20h30,  pessoas, governos e empresas do mundo todo estão convidados a apagar as luzes por 1 hora para demonstrar sua preocupação com o aquecimento global.
Num primeiro momento você pode pensar "Ora! do que adianta apagar as luzes por uma hora!? Ah, para amenizar o aquecimento global não adianta nada. Mas esse não é o melhor ponto de vista. O ponto certo é:

- Ver quão bem o movimento conseguirá se organizar, para no futuro melhorar e conseguir mais adeptos em ações mais objetivas que envolvam, por exemplo, assinatura de acordo de emissões de gases entre países, como terá em dez/2009.

-Saber quantas empresas, governos e pessoas vão se sensibilizar com o problema.

-Saber o quanto de visibilidade esse movimento vai ter e discussões sobre o problema que serão geradas.

-Quantos vão se cadastrar no site, tornando-se mais acessíveis às últimas informações sobre o problema.

-O quanto de energia será economizado e o impacto que essa economia teria se o tempo fosse estendido de 1 hora, para 1 dia, 1 mês, 1 ano...

COMO PARTICIPAR: Além de desligar as luzes no horário combinado, siga algumas dicas do site do movimento:

-Divulgue no seu site - Veja o Kit de Mobilização

-Cadastre-se no site - é importante para eles quantificarem os adeptos do movimento. Cadastre-se aqui

-Mobilize - fale da ação para sua família, amigos... mobilize sua escola, seu trabalho, seu prédio, bairro, orgãos governamentais, pontos marcantes da sua cidade... 

-Seja Criativo - faça dessa hora um momento divertido. Organize uma festa ou um jantar à luz de velas, promova música acústica, jogos de tabuleiro ou um "olhar para as estrelas" enquanto a iluminação estiver reduzida. Ou um diálogo sobre o combate das mudanças climáticas.

-Faça algo todos os dias - procure, sempre, economizar energia, combustível e água. Prefira produtos com pouca embalagem e que sejam produzidos na sua região. Incentive a reciclagem fazendo a coleta seletiva. Somente utilize madeira extraída legalmente, de preferência com certificação do FSC. Reduza o uso do automóvel. Prefira os transportes coletivos e, sempre que possível, use a bicicleta ou faça uma caminhada. Faça sua parte e incentive seus amigos a fazer também.